sexta-feira, 20 de novembro de 2009

ARQUIMEDES E A ALAVANCA

http://allydson.blogspot.com/

- "Dêem me um ponto de apoio e eu levantarei o mundo".


ARQUIMEDES



Um dos maiores matemáticos do século III a.C., natural da cidade de Siracusa, localizada na ilha da Sicília. Nasceu aproximadamente no ano 287 a.C. e morreu durante a Segunda Guerra Púnica em Siracusa em 212 a.C.. Era filho de um astrônomo e também adquiriu uma reputação em astronomia.


Diz a lenda que Siracusa resistiu ao sítio de Roma por quase três anos, devido as engenhosas máquinas de guerra inventadas por Arquimedes para deixar seus inimigos à distância. Entre elas: catapultas para lançar pedras; cordas, polias e ganchos para levantar e espatifar os navios romanos; invenções para queimar os navios.


Os trabalhos de Arquimedes exibem grande originalidade, habilidade computacional e rigor nas demonstrações.



Um dos seus trabalhos que é mais usado hoje em dia é o da “Alavanca”, Alavanca é uma barra que pode girar em torno de um ponto de apoio fixo. Quando você usa um pedaço de pau para deslocar uma pedra ,um quebra-nozes para abrir castanhas ou uma pinça de confeitaria para pegar um doce você está usando uma alavanca.



A alavanca apresenta três pontos básicos: entrada, onde é aplicada a força potente; apoio (ponto fixo), chamado de pivô; e a saída onde está aplicada a força resistente.


Em geral, a posição do ponto de apoio (pivô) determina se a alavanca é multiplicadora de força ou de movimento.

- Se o ponto de apoio estiver mais próximo do ponto de saída que do ponto de entrada, a alavanca é multiplicadora de força.
- Se o ponto de apoio estiver mais próximo do ponto de entrada que do ponto de saída, a alavanca é multiplicadora de movimento.



O Carrinho de Mão é uma alavanca multiplicadora de força.


O Extrator de Grampos é uma alavanca multiplicadora de movimento.



A força aplicada em pontos de extremidade da alavanca é proporcional à relação do comprimento do braço de alavanca medido entre o pivô e o ponto da aplicação da força aplicada em cada extremidade da alavanca.

A equação fundamental das alavancas é:
Fp X OP = Fr X OR

Onde: • Fp é a força potente; • Fr é a força resistente; • OP é o braço potente; e • OR é o braço resistente.

Exemplos de Alavancas:


Você poderá simular uma alavanca no:
http://www.tecbd.inf.puc-rio.br/alavanca/simulacao.htm .

TIPOS DE ALAVANCAS

Existem 3 tipos de alavancas:



INTERFIXA - Quando uma das pontas da alavanca tem o objeto que a gente quer aplicar a força e na outra aplicamos a força. O ponto fixo fica no meio. o ponto de apoio está entre o ponto de aplicação da fôrça de ação e o da fôrça de resistência. Pode ser multiplicadora de força ou movimento.

INTERRESISTENTE - Quando uma das pontas da alavanca esta fixada e na outra aplicamos a força. O objeto que queremos aplicar a força fica no meio. O ponto de aplicação da força de resistência está entre o da força de ação e o ponto de apoio. São alavancas multiplicadoras de força.

INTERPOTENTE - Quando uma das pontas da alavanca esta fixada e na outra tem o objeto que a gente quer aplicar a força. A força aplicada fica no meio. É quando a aplicação da força potente está entre a aplicação da força resistente e o ponto de apoio. Esse tipo de alavanca é sempre multiplicadora de movimento.



Você poderá ver aplicada a "Alavanca" nas nossas vidas nos vídeos a seguir:




Para a morte de Arquimedes são atribuídas 56 versões. A mais conhecida é que ele foi morto por um soldado romano, que não o reconheceu, quando ele fazia cálculos matemáticos na areia da praia.



O general romano ordenou para que preservassem a vida de Arquimedes (ao qual considerava um grande sábio) e, em homenagem à Arquimedes, o general o enterrou e em seu túmulo fez representar uma esfera inscrita num cilindro que, para Arquimedes, era considerada a sua maior descoberta.

Se não compreendermos o uso das ALAVANCAS, algo pode dar errado:


http://allydson.blogspot.com/

Fontes:
coladaweb.com
feiradeciencias.com.br
futebol.incubadora.fapesp.br
imagick.org.br
matematica.com.br
meusditos.blogspot.com
rob2-ter-qui.blogspot.com
ymy.blogs.sapo.pt
novotelecurso.blogspot.com
bugei.com.br
nosnalinha.blogspot.com
greciantiga.org
gifmania.com.pt

2 comentários:

  1. no caso desta última imagem, o ponto de apoio está no córtex pré frontal do animal bípede, e por isso a alavanca é do tipo "multiplicadora de ignorância"?

    ResponderExcluir
  2. Assunto: Direito Autoral

    Oi allydson, preciso de um cotato seu, faço parte de uma editora e temos interesse em publicar um trecho do seu texto.

    Aguardo, desde já obrigada

    ResponderExcluir