sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Galileu Galilei, o pai da ciência moderna



Você já ouviu falar em Galileu Galilei? acredito que sim né, foi aquele físico e matemático que deixou uma coisas bem chatas para gente estudar não é mesmo? hahahaha! Hoje eu to aqui pra falar dele, e espero que vocês entendam. O pequeno Galileu nasceu em Piza, e seu pai queria muito que ele fosse médico, porém ele se destacava e gostava muito mais de física e matemática, ( o gostinho né?) Galileu fez descobertas incríveis, a primeira descoberta ocorreu em Piza mesmo, o que aconteceu foi o seguinte: Um certo homem que segundo a história diz ser um sacristão acendeu uma lampâda pendurada numa longa corda e a empurrava, o movimento deste pêndulo foi medido com as batidas de coração de Galileu, (aja empenho) com isso ele percebeu que o tempo de oscilação, (pra quem não sabe oscilação é tremer, bater) era sempre igual e formou a lei do isocronismo do pendulo, ou seja, ele que criou o primeiro relógio.










Logo em seguida naquela famosa torre de Piza fez outra experiência desta vez para contextar a tese de Aristoteles de que quanto mais pesado fosse um corpo mais rapido ele cairia, o bonitão Galileu deixou cair do mesmo lugar, duas esferas iguais em volume, mas de peso diferente, os dois tocaram o chão no mesmo instante, e ele comprovou que Aristoteles estava errado.




Galileu com sua inteligencia suprema, vamos combinar né! Criou também os fundamentos da mecânica com o estudo das maquinas simples tipo alavanca, plano inclinado e até parafuso, haha, o gênio ainda criou o binoculo, a balança hidrostatica, o compasso geometrico, uma régua calculadora e o termobaroscopio (hãm??) é pra medir a pressão atmosferica, mais que nome heim, e no final das contas serviu como termometro.




Galileu melhorou significamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as estrelas da Via Lactea, e essas descobertas contribuiram decisivamente na defesa do Heliocentrismo.




Contudo o principal contributo de Galileu foi para o metodo científico, pois a ciência se assentava numa metodologia aristotélica.



Galileu é considerado o pai da ciência moderna, mesmo com sua ruguinhas, hahaha :)



Galileu Galilei sempre acreditou na tese do Heliocentrismo, ou seja, a Terra gira ao redor do Sol, porém isso se opunhava a teoria do Geocentrismo que dizia o contrario, e era apoiada por Aristoteles e Ptolomeu. Quando Nicolau Copernico entrou na história queria mostrar a tese do 'Heliocentrismo', sendo que a igreja apoiava nessa época o Geocentrismo. Galileu viveu numa época dificil, até porque a igreja estava condenando seu comportamento, naquela época quem ia contra a igreja era condenado e morto, e foi isso que aconteceu com Galileu, ele foi condenado por desobediencia e por revelar conteudos não permitidos da Doutrina.


Depois de muito tempo morto, a igreja absolveu Galileu, mais do que adianta né? Já esta morto e enterrado!

Paa concluir, Galileu foi sim uma pessoa mega-importante na formação de várias coisas, e infelizmente hoje não existem pessoas como ele!

Obrigada Galileuzinhooo, beijinhoos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário